Divisão Celular
Mitose e Meiose
Trabalho de biologia, resumo sobre a Divisão Celular de acordo com cinco autores: Sergio Linhares, Luiz Eduardo Cheida, Sônia Lopes, Amabis e Martho e Wilson Paulino.
Dados de Identificação:
Titulo: Divisão Celular
Aluno: Ana Carolina Signor Buske
Professor: Amilto Dalcin
Disciplina: Biologia
Escola: Marista Roque
Série: 1º ano
Número: 2
Turma: 211
Cachoeira do Sul – RS 28 de Agosto de 2012
Mitose:
Sérgio Linhares:
Todas as nossas células originam-se de uma única célula – a célula-ovo ou zigoto – através de divisões celulares consecutivas. Esse tipo de divisão celular (conhecida como mitose) produz células-filhas geneticamente iguais à célula que lhes deu origem. Ou seja, uma célula-filha tem sempre o mesmo numero e os mesmos tipos de cromossomos da célula original. Além de contribuir para a formação do corpo de um indivíduo, a mitose é essencial também para seu crescimento, para a renovação de suas células e a regeneração de seu organismo.
Nos procariontes, como as bactérias, a divisão celular é relativamente simples. O DNA se duplica e o citoplasma se estrangula em duas partes, complexas, com número bem maior de genes e de organelas, por isso a divisão celular não pode ser tão simples como nos procariontes. O material genético de cromatina espalhados no nucleoplasma para a forma compacta de cromossomos. Essa mudança facilita o movimento e a distribuição do material genético para as células-filhas. O termo mitose (mitos, em grego, é fio) refere-se ao movimento dos cromossomos durante a divisão. A divisão celular pode ser observada ao microscópio comum. Em algumas células, dura 20 minutos; em outras pode durar horas ou ate mais de um dia. Células muito especializadas, como as nervosas e musculares, geralmente param de se dividir quando estão totalmente maduras.
Luiz Eduardo Cheida:
A mitose