artrose
Em relação à prevenção da artrose, orienta-se:
É muito importante que você tente cuidar da sua alimentação e mantenha um peso adequado correspondente com a sua estatura. A adopção de uma dieta equilibrada e variada constitui igualmente um elemento da maior importância, já que o peso excessivo determina um esforço adicional sobre as articulações.
Uma postura correta, evitando posições que sobrecarregam as articulações, dormir num colchão adequado, sentar-se correctamente, com as costas bem apoiadas na cadeira.
Exercícios de estiramento, como os de fortalecimento são indicados para prevenir e manter as cartilagens em bom estado, aumentar a mobilidade da articulação e reforçar os músculos circundantes de maneira que possam amortecer melhor os impactos
Um programa de exercício físico regular é também fundamental. Sem ele, as articulações tendem a ficar mais dolorosas e rígidas, os músculos mais fracos e a artrose, se já existe, agrava-se progressivamente. O programa de exercícios deve ser adaptado a cada caso particular. Sugerem-se exercícios suaves como caminhar, nadar, pedalar, fazer ginástica; tudo num ritmo moderado.
Tratamento de Artrose
As formas de tratamento da artrose são:
Os tratamentos buscam controlar a dor, manter ou ganhar força muscular e mobilidade articular, prevenir e minimizar os efeitos da doença, no que se refere aos movimentos ou às possíveis deformidades articulares. A artrose não tem cura,porém existem tratamentos que ajuda a pessoa não sentir dor.Dentre as formas de tratamento, destacam-se as cirurgias, os medicamentos e a Fisioterapia. É importante diminuir o quadro doloroso, inflamatório, reduzir a incapacidade do membro e melhorar a função da articulação, possibilitando a realização das atividades de vida diária do paciente que devem ser mantidas. Os cuidados apropriados e a atuação da Fisioterapia nessa doença articular podem causar diferenças significativas na qualidade de vida do paciente, podendo