artrose
O ideal é recomendar que o paciente inicie a atividade física com um programa de fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade, combinado com caminhadas, ou até mesmo bicicleta, ou seja, exercícios básicos e fáceis de serem feitos em casa.
Para controlar a artrose no joelho, o paciente deve se exercitar, pois será através destas atividades físicas que apresentará uma diminuição nas dores, melhorará sua qualidade muscular e amplitude articular e alcançará maior capacidade em sua rotina.
A fisioterapia deverá ser indicada pelo médico fisiatra, reumatologista ou ortopedista em casos que:
• o paciente sinta dor;
• o paciente tenha suas funções limitadas;
• haja tentativas sem sucesso de se exercitar; e
• para aqueles que apresentam fraqueza nos joelhos ou até mesmo para os que sofrem com o desalinhamento do pé ou tornozelo.
Dificuldades e limitações: medo de se exercitar
Sintomas:
Aqueles que obtiveram uma experiência ruim no passado com atividades físicas ficam amedrontados e evitam se exercitar
Intervenção da fisioterapia:
- programas individuais e personalizados de atividades físicas
- supervisão durante estas atividades para que haja um feedback
Resultados:
Experiência com muito sucesso e melhora na aderência
grupodojoelho.com.br/artroseshow/
Conservador: tem como objetivos retardar a progressão da artrose e ser um paliativo para dor. Nesta etapa podem ser usados antiinflamatórios, viscosuplementação (de uso articular). Controle do peso corporal quando necessário. Fisioterapia com a finalidade de reeducar a musculatura e a postura, promover melhoria da marcha, manter amplitude de movimento, readaptação funcional e reduzir a incapacidade.
A Viscossuplementação é um método de tratamento da artrose relativamente novo que apresenta resultados muito satisfatórios em casos leves e moderados da doença. Consiste nas injeções intra-articulares de ácido hialurônico
Para MCKINNEY