Divisao Celular
E á capacidade da célula se duplicar é a característica mais extraordinária dos seres vivos.
Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se crescer e repor células perdidas.
Na aula de hoje observamos a preparação para divisão chamada de Mitose e Meiose.
MITOSE:
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase
Citocinese MEIOSE:
Prófase I e II
Metáfase I e II
Anáfase I e II
Telófase I e II
Com a análise podemos observar que a diferencia entre a meiose ea mitose e que a meiose reduz pela metade o numero de cromossomos já a mitose duplica as células. Material utilizado:
Microscópio e lamina Objetivo.
O objetivo da analise foi observar as diferentes fases da meiose e da mitose e também identificar as diferentes fases de cada uma dela.
Conclusão
Com esta experiência podemos concluir que as células para se dividirem passam por várias fases e que dentro das divisões celulares existe uma especial que se designa por meiose, pois reduz para metade o número de cromossomas com objetivo de cada célula sexual possuir apenas metade para que quando se dê a fecundação o ser vivo possua 46 cromossomas e não 92 caso não ocorresse a meiose.
Concluiu-se que a célula no processo da mitose vai originar apenas duas células com a mesma informação genética até que na meiose vai formar quatro células com metade do número de cromossomas e com núcleos haploides, isto é, núcleos que contém um cromossoma de cada par homólogo.
Ao comparar a meiose com a mitose reparamos que existem algumas diferenças. A meiose é constituída por duas divisões até que a mitose é constituída apenas por uma divisão. Ambas estas divisões têm objectivos diferentes e por serem parcialmente parecidas as diferentes fases tem o mesmo nome.
Em relação às células vegetais e animais podemos concluir que existem algumas diferenças (a célula vegetal não possui centríolos e por isso as fibras do fuso acromático vão ser formadas nos centros organizadores que se