Divida externa
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO 3 Dívida Externa 4 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A dívida externa é a soma de todos os débitos que o país contraiu. Nesse trabalho apresentaremos uma breve síntese a respeito da situação da dívida externa brasileira, nele pretendemos explicar a atual situação da dívida, como ela foi iniciada e qual a perspectiva de futuro.
Esse débito pode ter sua origem no próprio governo, em empresas estatais ou privadas, é o resultado de empréstimos e financiamento que foram adquiridos com órgãos estrangeiros.
O Brasil tem um potencial de crescimento muito grande, porém uma dívida externa descontrolada pode atrapalhar esse desenvolvimento. Nessa síntese apresentaremos que esse débito não foi uma escolhemos contrair essa dívida, mas agora que ela existe devemos honrá-lo para manter um bom relacionamento ncom os outros países.
Dívida Externa
Dívida externa corresponde à soma de todos dos débitos externos do país. É o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos a outros países. Estes empréstimos podem ser feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). De acordo com o último levantamento em 2012 o Brasil registrou uma dívida externa de US$ 316 bilhões .Se compararmos com os últimos 10 anos esse valor vem aumentando, pois era de US$ 214,93 bilhões em 2003..
A Dívida externa brasileira começou a existir em 1824, quando Portugal “obrigou” o país a contrair uma dívida de 3,7 milhões de libras esterlinas que seria destinado a cobrir dívidas do período colonial, mas que na prática significava um pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independência, esse débito ficou conhecido como “empréstimo português”.