diversos trabalhos
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Tema
O conto discute a existência de duas almas, ou seja, da duplicação da alma humana, sendo uma que tem valores externos e sempre muda e outra que é a interna e imutável. Além disso, uma não pode existir sem a outra.
No conto existem vários exemplos de almas exteriores e interiores, e as mudanças sofridas ao longo da vida de alguém. Os exemplos, somados a história contada por Jacobina servem de argumentos que sustentam o tema.
Resumo
A história narrada acontece durante a noite, em uma casa situada no morro Santa Teresa, onde “quatro ou cinco cavaleiros debatiam várias questões de alta transcendência”. Na verdade eram quatro cavaleiros que discutiam amigavelmente, enquanto um dos homens, chamado Jacobina, apenas escutava.
Jacobina permanecia em silêncio, pois nunca discutia, já que pensava que a discussão era a forma contida do espiruto guerreiro do homem. Porém naquela noite, um de seus amigos contestou tal argumento contra a discussão, desafiando a Jacobina prová-lo.
O homem começou a falar, até que a conversa chegou na natureza da alma humana. Para falar sobre o assunto, Jacobina disse que contaria uma história vivida por ele e que, como não discutia, exigia ser ouvido sem contestações. Com a história, o homem iria provar a existência de duas almas.
Então Jacobina conta que quando rapaz se tornara alferes aos 25 anos, nomeação considerada importante na época. Era pobre, mas o fato de ele ter sido condecorado com o “status” de alferes foi motivo de enorme alegria para sua família (e de inveja para alguns). Sua tia Marcolina convidou-o para passar uns dias em seu sítio, sempre o chamava de “seu alferes” e o cercava de mimos e realizava todos os seus desejos, além de ter mandado colocar um grande espelho em seu quarto. Tal espelho era considerado uma relíquia. Tudo corria bem, até que sua tia Marcolina recebe notícias da doença de sua filha e viaja para vê-la, deixando-o sozinho com