cancer de tireoide
O que é tireoide?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, situada na base da garganta, abaixo do pomo de adão. Tem duas asas (ou lóbulos), uma direita e uma esquerda. As duas estão ligadas no meio.
A glândula tireoide fabrica, armazena e libera hormônios da tireoide (chamados T3 e T4) que afetam quase todas as células do seu corpo ajudando a regular o seu metabolismo e os batimentos cardíacos. Incidências do câncer:
A típica apresentação do câncer de tireoide é em paciente feminino de 30 a 50 anos com um nódulo palpável que representa um nódulo tireoidiano ou um linfonodo cervical. A frequência em mulheres é duas vezes maior que nos homens.
Fatores de risco incluem: tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência história familiar de câncer de tireoide um nódulo na tireoide ou em rápido crescimento detectado pela própria pessoa, por exames de rotina ou pelo endocrinologista Sinais e sintomas:
Nódulo no pescoço, que às vezes cresce depressa;
Dor na parte da frente do pescoço, que às vezes irradia para os ouvidos;
Rouquidão ou mudança no timbre de voz que não desaparece com o tempo;
Dificuldade para engolir;
Dificuldade para respirar (com a sensação de que se está respirando por um canudinho);
Tosse que não para e não se deve a gripe.
Se o diagnóstico for positivo, o médico analisa o tamanho do nódulo, se há apenas um, e ainda verifica quais alterações está provocando na glândula.
Hipertireoidismo e hipotireoidismo
Tendência hereditária, distúrbios no sistema imune e até estresse podem afetar a produção dos hormônios. Se há baixa, ocorre o hipotireoidismo. Já o excesso é o hipertireoidismo.
Hipertireoidismo: quando a tireoide está superativa
- Taquicardia
- Tremores
- Perda rápida de peso
- Olhos saltados
- Nervosismo
Hipotireoidismo: quando a tireoide está hipoativa a produção de hormônios está mais lenta.
-