diversidades
Viajar é preciso...as viagens no mundo antigo
Meta da aula
Apresentar as principais transformações ocorridas na história do mundo ocidental e oriental, durante a Antigüidade, sob a ótica das viagens e dos deslocamentos realizados pelos povos desse período, com destaque para o legado deixado pelas civilizações grega e romana.
Objetivos
Ao final desta aula, você deverá será capaz de:
1
reconhecer a importância da História para os estudos turísticos; 2
conhecer as diversas formas de contagem do tempo, distinguindo os períodos que marcaram os grandes processos de transformação das sociedades;
3
localizar no tempo e no espaço as antigas sociedades que deixaram um importante legado para o mundo ocidental; 4
identificar a diferença entre as viagens no mundo antigo e o turismo contemporâneo.
Aula 1
•
Viajar é preciso...as viagens no mundo antigo
Abrindo a cortina do passado...
Nossa disciplina se propõe a analisar alguns dos acontecimentos históricos mais marcantes das sociedades, relacionando-os aos estudos do Turismo. Para isso, consideramos fundamental iniciar a nossa conversa revisitando um assunto muito importante para o estudo da História: a contagem do tempo. Nunca é demais rever alguns conceitos já conhecidos.
Chronos, o tempo, não pára
O tempo físico (o calendário)
Existem diferentes percepções de tempo. O tempo físico do calendário é uma invenção artificial, criada pelos homens com base nos conhecimentos de Astronomia. As divisões do tempo físico obedecem a intervalos regulares e esse tempo é linear e irreversível.
Segue sempre em frente; não volta jamais. Os calendários variam de acordo com os valores de determinadas civilizações. Em 2008, os judeus, por exemplo, para os cristãos, estarão no ano 5769, e os muçulmanos, no ano 1388. Cabe des-tacar, também, a importância do calendário lunar para esses e muitos outros povos do mundo, como os chineses, as antigas civilizações ameríndias