Diversidade
Éteres são uma classe de compostos orgânicos que contêm um éter grupo - um oxigénio átomo ligado a dois alquilo ou arilo . De fórmula geral R-O-R', onde R e R' são radicais orgânicos. Um típico exemplo é o solvente e anestésico de éter dietílico , vulgarmente referido simplesmente como "éter" (CH 3 -CH 2 -O-CH 2 -CH 3).
O Éter foi descoberto foi descoberto em 1275 por Raimundo Lúlio (1235-1315) e a sua descoberta deu o nome de acido sulfúrico suave. Alguns anos depois o alquimista suíço Paracelso (1493-1541) descobriu o efeito hipnótico do éter, só com o cientista alemão Frobenius é que passou a ser chamado de éter em 1730.
Desenvolvimento
Estrutura e ligação
Éteres possuem ligação COC definidas por um ângulo de ligação de aproximadamente 110 ° e distâncias CO de aproximadamente 140 pm. A barreira à rotação sobre as ligações CO é baixa. A ligação de oxigénio em éteres, álcoois e água é semelhante. Na linguagem da teoria de ligação de valência , a hibridização no oxigénio é sp 3.
O oxigénio é mais electronegativo que o carbono, assim a hidrogénios alfa em éteres são mais ácidos do que os hidrocarbonetos simples. Eles são muito menos ácidos do que hidrogénios alfa para grupos carbonilo (tal como em cetonas ou aldeídos ), no entanto.
Dependendo dos grupos de R e R ', os éteres são classificados em dois tipos:
1) éteres simples ou éteres simétricos.
2) éteres mistos ou éteres assimétricos.
Nomenclatura
Os nomes para éteres simples (isto é, aqueles com poucos ou nenhuns outros grupos funcionais) são uma combinação dos dois substituintes seguido de "éter" Éter metil-etil-(CH 3 OC 2 H 5 ), éter difenílico (C 6 H 5 OC 6 H 5 ). Regras IUPAC frequentemente não são seguidas por éteres simples. Quanto a outros compostos orgânicos, éteres muito comuns adquiridos nomes antes de as regras de nomenclatura foram formalizados. Éter etílico é simplesmente chamado de "éter", mas já foi chamado óleo doce de