Diversidade Étnico-Racial
O que é Diversidade Étnico-Racial?
Para entender melhor este tema,vamos voltar ao século XVII.Alguns cientistas europeus defendiam na época a idéia de que havia diferentes espécies de seres humanos e, de acordo com essas teorias, algumas raças eram consideradas superiores e mais evoluídas que outras.
Hoje em dia sabemos que as teorias sobre as raças estavam erradas e que os seres humanos pertencem todos à mesma espécie –a raça humana.Somos diferentes,sim.E não só nas características do corpo,mas principalmente nas culturas:o modo como construímos normas,valores,comportamentos ,formas de organização da sociedade,assim como elaboramos conceitos sobre nossa convivência com a natureza e entre nós mesmos.
Se observarmos bem a diversidade de culturas, percebemos que há diferenças entre os grupos humanos.O que é familiar para uns. Pode ser estranho para outros.Assim, a diversidade cultural pode se tornar um problema para comunicação e entendimento entre as culturas.
O Brasil é considerado uma sociedade plural, composta por uma grande diversidade de povos e culturas, mas também é marcado por uma enorme desigualdade social, não apenas entre os ricos e pobres, mas entre brancos , negros,indígenas.Uma grande parte da população brasileira está às margens da sociedade,sem direito ao pleno acesso à cidadania.
Mas existem movimentos sócias, como o movimento negro e o indígena,que têm exigido o reconhecimento e a valorização de sua identidade, história e cultura.O grande desafio que se apresenta hoje no Brasil é a garantia de condição para que a diversidade étnico-radical e a igualdade social sejam partes cotidianas de nossa sociedade.
Cultura:é o nosso jeito de viver.É como nos relacionamos com a natureza com as pessoas com as artes com as divindades.É pela cultura que nos reconhecemos como pertencentes a uma comunidade, uma nação ou uma etnia.
Xenofobia:É a desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio em que vivemos ou