Diversidade etnico racial
Faculdade de Educação
Curso de Especialização em Educação para Diversidade
Pólo Picada Café
Projeto de Intervenção:
Diversidade Étnico-Racial: “Conhecer para Valorizar“
Marisel Vanisse Beck Züehl
Orientador: Dr. Luis Fernando Santos Corrêa da Silva
Nova Petrópolis, janeiro de 2014.
1- Tema Escrever sobre a diversidade étnico racial em um contexto de origem alemã é um tema desafiador. Mas, o tema despertou meu interesse, pois existem diversas outras realidades, as quais geralmente não nos damos conta e muitas vezes precisamos abrir novos horizontes, sair do nosso mundo e conhecer outras realidades. Como destacado na frase “Conhecer para Valorizar”, é preciso que os alunos conheçam e ampliem seus conhecimentos culturais sobre a diversidade étnico-racial, para posteriormente, combater as ações que geram violência e hostilidade, bem como também compreender e vivenciar o que expressa o Artigo II da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
“ Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”
O tema da diversidade étnico racial abordado em sala de aula precisa ser pensado, analisado e debatido. Diferentes questões surgem no cotidiano escolar e o professor mediador não pode ignorar casos de preconceito e de discriminação.
2- Problema Apenas ouvir sobre o negro no Dia da Abolição da Escravatura (13/05) ou no Dia da Consciência Negra (20/11) não basta para compreender o real significado de vida para essa etnia. A criação da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro Brasileira, é um importante passo na promoção da igualdade racial, mas ainda é necessário sua real prática no cotidiano escolar. É