introduçao a engenharia
Modelar, no caso, pode ser a construção de uma maquete ou a dedução de equações representativas do sistema. Pode ser também uma descrição formal, no papel, com esquemas e palavras, daquilo que se pretende construir. Dessa forma, podemos representar o produto - antes da sua concretização - usando para isso artifícios que nos possibilitem compreender o que de fato ele será e a sua essência. Sem a criação de um modelo, a segurança, custos e eficiência do sistema futuramente deverão ser comprometidos.
Os modelos podem ser classificados basicamente em quatro tipos:
-Modelo icônico: é a imagem de algo que, obedecendo a formas e proporções do projeto original. Uma característica básica é o alto grau de semelhança com o seu equivalente real, podendo ser bi ou tridimensional, uma grande vantagem é a fácil visualização de suas características finais, facilitando a detecção de erros e possíveis aperfeiçoamentos.
-modelo diagramático: Neste tipo de modelo, um conjunto de linhas e símbolos representa a estrutura ou o comportamento do sistema físico real(SFR). Uma característica típica desta forma de representação é a pouca semelhança física entre o modelo e o seu equivalente real. Esquemas de circuitos de rádio ou televisão. Sua principal é a facilidade de representação de SFRs. Isto acontece por serem eles relativamente isentos de complicações, o que torna bastante simples a visualização de processos e sistemas.
-modelo matemático: O modelo matemático é uma idealização, na qual são usadas técnicas de construção lógica, não necessariamente naturais e, certamente, não completas. Com ele os fenômenos e as variáveis do problema são descritos por elementos idealizados que representam as características essenciais da situação real, sendo relacionados através de uma expressão matemática. Este tipo de representação nem sempre condiz com a realidade, e, na maioria das vezes necessita de verificações constantes. Este processo auxilia na determinação de expressões que