Diversidade E Inclus O Nas Escolas
Introdução
para Veiga (1998), o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa , mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influência e que pode ser por ela influenciado. Portanto trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicação dos fundamentos teóricos-metodológicos dos objetos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação. O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição. A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos. O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo de aprendizagem.
a) Lingüística: para a comunicação:
b) Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade:
c) Interativa : para a ação e a interação com o outro.
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas sem exceção no sistema de ensino, independentemente de cor , classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Desenvolvimento
Realizada uma pesquisa na escola municipal Sofia Rosa, localizada na cidade de Janaúba MG, a entrevistada foi a pedagoga da referida escola ,