art marcadores tumorais
Farmacêutica Bioquímica
Especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR
Coordenadora do setor de Hematologia Clínica, responsável pelo Atendimento ao Cliente e gerente de
Recursos Humanos do Laboratório de Análises Clínicas Verner Willrich
MARCADORES TUMORAIS EM DESTAQUE
O Laboratório Verner Willrich busca promover continuamente rapidez no diagnóstico com qualidade e confiabilidade. Por isso, está oferecendo novos exames, realizados no próprio laboratório, conferindo agilidade e segurança aos clientes. Neste artigo iremos falar sobre os principais marcadores tumorais.
O que são os marcadores tumorais?
São substâncias encontradas no sangue, urina ou tecidos de pessoas com certos tipos de câncer. Eles são produzidos pelo próprio tumor ou pelo organismo como resposta à presença do câncer.
Idealmente, um marcador tumoral deveria elevar-se no sangue somente em pacientes com tumores malignos, e não deveriam elevar-se em indivíduos saudáveis com doenças inflamatórias ou infecciosas. Ainda, um marcador tumoral deveria aumentar no estágio inicial da doença, permitindo a detecção do tumor e a implantação da terapia adequada.
Embora nenhum marcador tumoral descrito até hoje reúna todas essas características, progressos científicos têm sido contínuos.
Todos os produtos de células circulantes, incluindo DNA/RNA, proteínas (enzimas, proteínas séricas, metabólitos, receptores, proteínas carcinoembronárias, oncoproteínas e proteínas codificadas por genes supressores) e as próprias células tumorais podem ser usados como marcadores tumorais se associados com eventos associados à formação ou crescimento do tumor. As concentrações de marcadores tumorais séricos são determinados pela proliferação do tumor, volume, atividade proteolítica e liberação de células tumorais. A consolidação da automação para testes laboratoriais facilitou a análise de uma larga variedade de analitos com o mesmo grau de precisão, sensibilidade e exatidão. Essa sensibilidade aumentada