Diversidade no Ensino Fundamental
Duração: 1 bimestre Público alvo: alunos do 2º ano de Ensino Fundamental
Justificativa
O trabalho sobre diversidade no ensino fundamental é importante e necessário, pois nessa fase o educando começa a perceber diferenças em tudo e em todos. O aluno deve ser conscientizado através da integração escola, família, comunidade e sociedade que as diferenças não determinam superioridade ou inferioridade entre pessoas. O professor, ao realizar o projeto, assume o compromisso de apresentar aos alunos a importância das diferenças e levá-los à conclusão de que todos têm direitos iguais. É possível, no decorrer do projeto, incentivar os alunos a lidar com todos os tipos de diferenças: racial, econômica, cultural, lidar com pessoas portadoras de necessidades especiais, enfim, é uma oportunidade de apresentar aos educandos a diversidade de tipos humanos e cultura encontrada em um país de dimensões gigantescas como é o Brasil.
Vale ressaltar também os diferentes tipos de família e as novas organizações familiares: famílias compostas por duas mães e filhos, dois pais e filhos, avós e tios no papel de pais, pais separados, filhos adotivos etc.
Os tipos de moradia, como direito de todo cidadão, também apresentam diversidade e contribuem para o reconhecimento da base familiar na comunidade.
As diversidades são infinitas:- escolas, brincadeiras, profissões, culinária, vestimenta etc. Vamos, porém, nos concentrar nesses três tópicos: tipos humanos, moradia e organização familiar – que são responsáveis pelo desenvolvimento pleno da criança no seu convívio com a sociedade.
Objetivo Geral: possibilitar a compreensão dos alunos quanto às diferenças em geral, incentivando a construção de novos conceitos em relação às variedades da espécie humana, seu modo de viver e sua convivência nas novas organizações familiares.
Objetivos Específicos: o aluno deverá ser capaz de: Quanto às