a influencia da internet nas agencias e viagens
As agências de viagens, por muito tempo, foram empresas essenciais para auxiliar o processo de compra e venda dos serviços turísticos, já que essas têm como finalidade a intermediação da prestação de serviços entre fornecedores e consumidores do setor de viagens.
Assim sendo, nota-se a importância das agências de viagens para o incremento da atividade turística, tendo em vista esse ser um canal facilitador da distribuição de produtos e serviços de um destino. Deve-se considerar ainda que as agências além de intermediadoras e facilitadoras da distribuição de serviços são produtoras destes, ou seja, elaboram pacotes de viagens onde nesses contemplam-se diferentes elementos (hotéis, entretenimento, restaurantes) de uma localidade.
No entanto, é pertinente salientar que o advento da internet e o uso de novas tecnologias tornaram o mercado das agências de viagens mais competitivo e seu público consumidor mais exigente. Isso significa que as agências tradicionais, hoje, buscam por sua sobrevivência concorrendo com um mercado virtual que se apresenta cheio de facilidades.
A internet torna-se a cada dia um meio mais acessível e frequentemente utilizado tanto pelos próprios fornecedores de serviços e/ou produtos turísticos quanto pelos consumidores desses. Nesse sentido, considerando esse fato, torna-se pertinente a realização de estudos que busquem verificar quais são as discussões que vem sendo feitas, no meio acadêmico, sobre o tema “agências de viagens e a internet.
1 AGÊNCIA DE VIAGEM
A companhia britânica Cox & Kings, criada em 1758, é a agência de viagem más antiga do mundo e Thomas Cook um de seus mais notáveis pioneiros, por seu planejamento desde 1841 de excursões religiosas em grupo. Em qualquer caso, as agências de viagem se desenvolveram, sobretudo, a partir dos anos 20, com o desenvolvimento da aviação comercial. Portanto a origem das Agências de Viagens e Turismo se relaciona às antigas civilizações e