Aplicativos tecnológicos ao turismo
A influência da internet no mercado turístico: um estudo de caso nas agências de viagens de Piracicaba (SP) e região.
INTRODUÇÃO
As novas tecnologias disponíveis provocam efeitos no consumidor e em todos os agentes que participam do processo turístico, a partir do emprego de novos instrumentos de trabalho que incrementam a produtividade e emitindo melhor desempenho a custos reduzidos. As tecnologias, de uma maneira geral, vieram para transformar os mercados, incluindo setores como viagens, entretenimento, esportes etc.
Como a Internet opera em tempo real, transformou-se em uma ferramenta importante, oferecendo aos consumidores subsídios para a escolha de seus roteiros turísticos, de férias ou negócios, que representam investimento de tempo e financeiro. Dessa forma, o acesso a informações precisas e confiáveis é vital para orientá-los na escolha adequada.
O mercado turístico, em tempos de globalização e de tecnologia da informação, é caracterizado por uma grande quantidade de informações e mensagens publicitárias. As agências de turismo possuem um papel importante nesse mercado, pois são organizações cuja finalidade é comercializar produtos turísticos, orientando as pessoas que desejam viajar, estudando as melhores condições tanto em nível operacional quanto financeiro e assessorando seus clientes na escolha de roteiros, oferecendo serviços de qualidade (PETROCCHI e BONA, 2003).
Atualmente a utilização por parte das agências de viagens de sites e portais disponíveis no mercado de operadoras, companhias aéreas, hotéis e outros fornecedores, tornou-se imprescindível para realização de transações, facilitando o acesso às informações e reduzindo tempo e custos.
Nesse cenário, notou-se a necessidade de compreender a atual utilização da Internet pelas agências de viagens. Portanto, determinou-se como objetivo deste estudo avaliar a influência da Internet, nas atividades desenvolvidas pelas agências de viagens, no