CERTIFICAÇÃO NO TURISMO
- PNT, programa de qualificação empresarial e profissional, melhoria da qualidade dos serviços turísticos, satisfação do turista, competitividade dos destinos.
- Parceria com ABNT, criação do Comitê Brasileiro de Turismo (CB-54) para elaboração de normas utilizadas em projetos para qualificação e certificação de pessoas e sistemas de gestão para empresas no setor.
- Uma vez elaboradas as normas, O Mtur fez parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para desenvolver programas de certificação de pessoas, além de sistemas de gestão da segurança do turismo de aventura e sistemas de gestão da sustentabilidade para os meios de hospedagem.
- Primeiro Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (2004): Comissão Técnica de Turismo dividida em três grupos de trabalho (GT): GT Certificação de Pessoas (SENAC), GT Turismo de Aventura (ABETA) e GT Sustentabilidade em Meios de Hospedagem (SEBRAE).
- O Inmetro em parceria com os grupos de trabalho publicou: Regulamento de Avaliação da Conformidade para Profissionais da Área de Turismo (critérios para o programa de avaliação da conformidade para profissionais nos segmentos de alimentos e bebidas, agenciamento, meios de hospedagem, motoristas de taxi); Regulamento de Avaliação da Conformidade para Competência de Pessoas na Área de Turismo (critérios para o programa de avaliação da conformidade para competência de pessoas para hospitalidade, manipulação de alimentos e supervisão de alimentos); Regulamento de Avaliação da Conformidade para Condutores de Turismo de Aventura (critérios para avaliação da conformidade de condutores especializados em rafting, turismo fora-de-estrada em veículos 4x4 ou bugues e caminhada de longo percurso.
- Principais requisitos dos regulamentos de avaliação da conformidade: exames de avaliação práticos ou teóricos; equipamentos, maquinas, materiais aplicados na prova prática; entrega ao candidato