Turismo Sustentável: uma nova alternativa saudável da interação homem x natureza
Marta Souza
Resumo
O ecoturismo é visto como fonte de obtenção de lucros, e seu objetivo é proporcionar um turismo voltado para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural. Como o Brasil possui grandes riquezas naturais, o turismo sustentável está crescendo desde o final da década de 80, porém nem todo tem o conhecimento de sua real importância que ainda é pouco divulgada.
A viabilização do turismo sustentável é importante para a preservação do meio ambiente natural e sócio-cultural de uma região.
A PRÓTUR possui ferramentas que auxiliam na divulgação do ecoturismo, como: Filipetas; Trailer; Displays e Feiras.
Esse ecoturismo traz consigo diversos benefícios, devido à conscientização da preservação do meio ambiente, e as cidades são atraídas por turistas que gera renda e emprego para os moradores locais.
Os malefícios desse ecoturismo é que podem ocorrer alterações no meio ambiente natural, como construções que agridem a estética local, superlotação no local e o turismo de drogas e prostituição. Vale lembrar também, quanto mais pessoas mais excesso de lixos.
A Ilha do Marajó é um bom exemplo da prática do ecoturismo, rodeada pelos rios Tocantins e Amazonas. Possui praias de água doce e salgada, é um dos mais importantes santuários ecológicos do mundo, um pólo turístico de alternativas inesgotáveis. Onde existem certificações, leis que protegem e conservem o meio natural.
Esse contato entre o homem e o meio natural é satisfatório devido à conscientização de que é necessário preservar o meio ambiente para que haja um bom retorno para as futuras gerações.
Palavras-chave: aspecto social – impacto ambiental – ecoturismo - economia ambiental.
1. Introdução
A viabilização do turismo sustentável, através do ecoturismo, em áreas com grande riquezas natural, é sem duvida, de fundamental importância para a preservação do meio ambiente natural e sócio-cultural de