gabriel
THE STUDENTS’ CONCEPTIONS ON SALINE HYDROLYSIS USING THE STRATEGY OF ROLE PLAYING
Eliane Branco Haddad1
Franciane Zanetti Campanerut, Maria Christina Inês Igne,
Rosângela Fernandes Velleca, Adelaide Faljoni-Alario
Universidade de São Paulo/Departamento de Química, lihaddad@iq.usp.br
Resumo
Este trabalho relata a experiência realizada com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino da cidade de São Paulo (SP). A aplicação de uma metodologia que tem como objetivo investigar as concepções alternativas dos alunos a respeito de hidrólise salina.
A técnica utilizada – role playing – é uma estratégia em que os estudantes representam papéis em um cenário imaginado por eles, para desenvolverem conceitos relativos a qualquer assunto.
Procura também fazer reflexões sobre a importância da experimentação como atividade desencadeadora de um conceito e o aspecto da interação social como estímulo na busca pela compreensão e interpretação de fenômenos.
O relato da aplicação das diversas estratégias oportuniza a divulgação de uma nova forma de trabalho em sala de aula.
Palavras-chave: role playing, concepções alternativas, experimentação, hidrólise salina.
Abstract
This essay reports the experience performed with 12th grade students in a private network high – school of São Paulo, and also the application of a methodology whose purpose is to investigate students’ alternative conceptions on saline hydrolysis. The technique used (role playing) is a strategy in which students play roles in a setting imagined by them, in order to develop concepts related to any subject.
Another aim of the essay is to reflect upon experimentation as an unleashing activity to a concept and also upon the aspect of social interaction as a stimulus in the search for a comprehension and phenomenon interpretation.
The application report of the