Diversidade cultural
Trabalho apresentado ao Curso de História I da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação e Inclusão, LIBRAS e Seminário I.
Profs. Okçana, Giane, Edilaine, Sandra e Fábio.
MONTES CLAROS
2013
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de abordar o tema Escola e Diversidade cultural, sabendo que tal tema é relevante no atual contexto na educação que prima pelo respeito às diferenças, à diversidade e a partir do momento em que a escola desenvolve um trabalho voltado para atender a sua clientela heterogênea sem exclusões. Espera-se suscitar maior reflexão sobre a diversidade cultural e os desafios que a escola enfrenta de modo melhor compreender a problemática e buscar caminhos que facilitem a oferta de uma educação inclusiva, sem discriminação que realmente respeite a diversidade cultural onde a educação possa acolher a diversidade na igualdade.
DESENVOLVIMENTO
Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje, tem dificuldade para educar valorizando a diversidade. A diversidade deve ser educada na igualdade e isso é um problema a ser enfrentados pela escola que precisa oportunizar e produzir saberes a todos sem distinção em todos os níveis de aprendizagens com diversas estratégias para acolher a todos os tipos de culturas. Em sua história, o Brasil passou por várias ondas de nacionalismo exacerbado, principalmente nos períodos de regime político autoritário. A necessidade de manter unido o povo em torno de um poder centralizador, abafando reivindicações e necessidades "divergentes", criou mitos como o "Brasil sem preconceitos", onde todos seriam tratados igualmente. A escola não se preocupava se em suas carteiras sentavam-se descendentes de indios ou de