Diversidade Cultural
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo.
O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania.
Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.
Por isso, a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas de construção de saberes.
A escola deve ser um espaço de inclusão, onde, a direção da escola, professores e alunos estabeleçam um compromisso com base na coesão social, estes princípios devem ser transversais aos conteúdos de cada disciplina. Princípios esses, que devem ser o conhecimento e respeito pelas culturas, só assim se consegue encontrar um equilíbrio entre alunos de diferentes origens.
Justificativa:
Atualmente a diversidade cultural, está presente em nossa realidade, possuindo dessa forma a necessidade de conhecermos a diversas culturas, assim como os seus costumes. Entender como tudo começou nos levará a compreender a grande diversidade cultural que caracteriza nosso país. Somos um povo que surgiu de um grande agrupamento de povos de várias regiões do mundo. O povo brasileiro foi formado, a princípio, a partir de uma miscigenação,