Alegoria da caverna
1- Ser prisioneiro da caverna significa estar preso aos paradigmas que a sociedade impõe. Sendo esses principais prisioneiros as pessoas que se deixam levar pelo sendo comum. Ficando estagnadas a regras pré- estabelecidas, assim buscando a verdadeira realidade dos fatos.
2- Sair da caverna significa quebrar as barreiras de nossa sociedade, questionando até então as “verdades absolutas”, nunca poderemos chegar a episteme, pois o conhecimento é infinito, por isso devemos sair cada vez mais da doxa e chegar o mais próximo possível da verdade.
3- O que determina é o poder natural, sim, pois ele mesmo se questionou sobre a verdade que ele vivia até então. (colocar – e hoje qual é o fator determinante).
4- O fogo produz a sombra das pessoas na caverna, por isso simboliza a doxa (ilusão), não sendo uma verdade, mais sim uma mera opinião. No caso dos prisioneiros, ele induz a mesmice, não rompendo os paradigmas existentes, no qual eles ficariam a eternidade na tal caverna. O sol na ideologia do conto da caverna simboliza a luz, ou seja, o mundo inteligível. Dos habitantes da caverna, somente um buscou chegar mais próximo do episteme, quebrando a barreira da ignorância e buscando um novo mundo.
5- Foi ele sair da caverna, pois lá ele vivia em um mundo de ilusões desconhecendo a verdade, e após sair passou a conhecer a verdadeira realidade, através do questionamento.
6- Sim, a qual o autor diz:
“por fim, acredito, poderia enxergar a próprio sol – não apenas sua imagem refletida na água ou em outro lugar- em seu lugar, podendo vê-lo e contemplá-lo tal como é.”
O sol, tal como diz, tem como significado verdade, sendo assim, quando ele o fitou acabou chegando a ela. É impossível chegar à verdade em um curto espaço de tempo, pois para chega lá é necessário um processo duradouro e doloroso. O libertado fica primeiramente ofuscado ao ver a luz do sol, depois veria apenas as sombras em seguida a imagem dos homens e de outros seres refletidos na água,