Diversidade cultural das sociedades humanas afeta, do ponto de vista ético, as ações empresariais
O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Com o surgimento das Tecnologias da Comunicação o mundo vem se globalizando e as diferenças culturais se aproximando mais e mais de cada um de nós. Neste ponto, as grandes empresas comerciais se sentiram ameaçadas e vem tentando tirar proveito forçando mudanças para mecanizar a cultura, tornando-a uma propriedade.
Por conta disso, muitos debates têm ocorrido para garantir a sobrevivência da diversidade cultural apesar dos perigos ligado à sociedade da informação e ao famoso livre comércio, que só será possível com um nivelamento cultural, pois as empresas para sobreviverem ao novo mundo mantendo um padrão ético de trabalho, precisarão se adaptar a todas