diversidade cultural brasileira resumo
A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas. A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: a linguagem, danças, vestimenta, culinária, manifestações religiosas, e outras tradições como a organização da sociedade, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
O que é a cultura?
A cultura pode ser entendida como o conjunto de valores, normas e bens materiais criados por um determinado grupo de pessoas. Ela refere-se ao modo de vida de uma determinada sociedade, isto engloba a língua falada, as crenças, os costumes, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana.
É evidente que, como seres humanos, independentemente do contexto cultural, temos certos padrões em comum, aplicáveis a quaisquer situações. Por outro lado, há diferenças significativas que trazemos connosco que afectam as nossas atitudes e procedimentos.
Região Nordeste
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. Lavagem do