Roteiro 5
Cursos:
Período Letivo: 2014-1
Série:
1º Semestre
Disciplina:
Educação e Diversidade
Professora:
Tema:
Tema 5: Diversidade Étnico-Cultural
Objetivos do Tema 5
A problemática da educação escolar.
A relação entre educação e cultura.
A padronização cultural.
RESUMO DO TEMA
Neste tema será abordada a questão da diversidade étnico-cultural e quais as suas implicações para a educação. É claro que não se pode deixar de levar em consideração que a formação do povo brasileiro é constituída de vários grupos e etnias e que cada um, a seu modo, contribuiu para a formação do país. Cada grupo deixou sua marca presente na cultura, na religião e na linguagem. Mas, apesar de toda essa contribuição, nem todos os grupos têm os mesmos prestígios dentro da sociedade, e essa condição termina por se refletir na escola, desse modo, sua contribuição é relegada a um plano inferior, sua cultura e seus saberes, ignorados.
O Brasil é uma nação construída sobre a base do multiculturalismo. As diversidades étnicas estão aqui presentes desde o período da colonização em que negros, índios e imigrantes europeus, os brancos, se misturaram uns aos outros. No entanto, a formação histórica está marcada pela eliminação física do outro ou por sua escravização, que não deixa de ser uma forma de negação. Assim, o outro pode ser negado por meio da anulação física ou por sua total dominação, mas ainda no plano das representações e no imaginário social.
Neste sentido, o debate multicultural na América Latina nos coloca diante da nossa própria formação histórica, da pergunta sobre como nos construímos socioculturalmente, o que negamos e silenciamos, o que afirmamos, valorizamos e integramos na cultura hegemônica (CANDAU; MOREIRA, 2011, p. 17).
Estudar a questão da diversidade étnico-cultural é apresentar de um modo extremamente claro como aqueles que compõem a formação do país foram massacrados, como souberam resistir e como continuam lutando, passando, assim, a