Diversidade animal
As principais parasitoses humanas provocadas por nematódeos no Brasil estão resumidas a seguir. As espécies mencionadas têm sexos separados, e a fecundação é sempre interna.
Ascaris Lumbricoides (lombriga) * Ciclo de vida: os vermes adultos vivem no intestino humano, onde se reproduzem.
Os ovos são eliminados pelo poro genital das fêmeas e misturam-se com as fezes do ser humano. Ao defecar, a pessoa elimina esses ovos e pode contaminar o meio. Se ingeridos pelo ser humano, esses ovos eclodem no intestino, dando origem a larvas que perfuram a parede intestinal e caem na corrente sanguínea. Passam pelo fígado, coração, chegando aos pulmões. Perfuram os alvéolos pulmonares e sobem pelos brônquios até atingir a faringe. São Normalmente deglutidos e, ao atingirem o intestino, dão origem aos vermes adultos, reiniciando o ciclo. Fêmea de Ascaris lumbricoudes. Pode medir até 40 cm de comprimento.
* Modo de transmissão: ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos de lombriga. * Medidas profiláticas: saneamento básico: lavar bem os alimentos; tratar com cloro ou ferver a água antes de ingeri-la; lavar as mãos ante das refeições; tratamento dos doentes. * Sintomas: cólicas intestinais e náuseas; bronquite e pneumonia em decorrência de migração de larvas do parasita, respectivamente para brônquios e pulmões.
Ancylostoma duodenale e Necator americanus * Doença: ancilostomose, necatoríase, opilação ou amarelão. * Ciclo de vida: os adultos vivem no intestino delgado humano, onde se reproduzem. Eles apresentam estruturas cortantes ao redor da boca, com as quais causam lesões à parede do intestino delgado. As fêmeas eliminam os ovos, que vão se misturar com as fezes do hospedeiro. Ao defecar, a pessoa elimina esses ovos juntamente com as fezes, podendo contaminar o meio. Desses ovos eclodem larvas que ficam no solo úmido, de onde podem penetrar ativamente na pele humana. São conduzidas pela