diversidade da vida animal
Endoesqueleto e exoesqueleto Algumas espécies de animal apresentam esqueleto. Outras não.
A lesma é um animal que não possui esqueleto. Outros exemplos são o polvo e a minhoca. Já pensou se um elefante não tivesse esqueleto? Com todo aquele tamanho, seria impossível ele se manter em pé. Seu corpo não teria sustentação. É esse um dos papéis desempenhados pelo esqueleto: dar sustentação ao corpo. Existem alguns animais. Que possuem esqueleto na parte externa do corpo, como se fosse uma armadura. É caso dos camarões. Esse esqueleto apresenta articulação que permitem o camarão andar. O caranguejo, a barata, o escorpião e o gafanhoto são outros exemplos de animais com esqueleto externo, o exoesqueleto. O ser humano também tem esqueleto. Mas ele fica na parte interna do corpo, como no caso do elefante. É o endoesqueleto. Outros exemplos de animais que possuem endoesqueleto são macacos, cachorros, gatos, sapos, jacarés, aves e peixe.
A coluna vertebral Ao seguir o procedimento descrito na abertura deste capítulo, você percebeu a existência, no seu corpo, da coluna vertebral. Ela é uma fileira de osso que está presente em alguns animais, como elefantes, bois, porcos, macacos, cachorros, gatos, ratos, sapos, serpentes, jacarés, passarinhos e peixes. Os animais que apresentam coluna vertebral são os vertebrados. Por outro lado, os animais que não possuem coluna vertebral são os invertebrados. Alguns deles são os polvos, os caramujos e os vermes. É importante perceber que nem todo animal que possui esqueleto é considerado vertebrado. A estrela-do-mar, por exemplo, tem um esqueleto, mas sem coluna vertebral. O caranguejo, o camarão, a barata, o escorpião e o gafanhoto possuem esqueleto - que é um exoesqueleto -,mas sem coluna vertebral. São, portanto, invertebrados.
A diversidade dos vertebrados Os peixes, anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos são animais vertebrados. Todos eles apresentam endoesqueleto, e,