Remake
O remake, regravação ou refilmagem é a produção de um filme, uma telenovela ou comercial baseada em uma edição já realizada anteriormente. Algumas vezes, a refilmagem é feita a partir de uma releitura (um novo olhar) de uma história já veiculada. Há também remakes de livros publicados ou jogos e seriados transmitidos na televisão.
O remake não é simplesmente regravar o mesmo conteúdo. Na verdade, o remake vincula-se sempre a uma nova leitura de algo que foi produzido anteriormente. Pode se tratar simplesmente de uma atualização histórica (mudança de cenários, de figurinos, de linguagem utilizada pelos personagens), como também pode ser feita em função de uma alteração no produto (quando se trata de comerciais), de mudanças na tecnologia (jogos eletrônicos) ou em função do mercado (crítica, público, reforço de imagem etc.).
Exemplo de remake: http://www.youtube.com/watch?v=TIXBdtx8grI http://www.bons-negocios.blogam.info/remake-do-comercial-avo-das-havaianas-caua-reymond
Marili comenta os remakes no Blog do Estadão: http://blogs.estadao.com.br/marili-ribeiro/remake-tambem-na-propaganda/ As refilmagens mais importantes são as adaptações de filmes ou as versões novas de filmes antigos. Muitas vezes a refilmagem indica a transformação de um curta-metragem em longa-metragem. Outras refilmagens são adaptações de filmes baseados em livros ou em alguma peça de teatro. Nesse caso, a refilmagem é uma adaptação de outra adaptação.
Algumas vezes, o remake é destinado a aproveitar algo que fez muito sucesso. Outras refilmagens são feitas aproveitando parte de um filme ou de um livro, com a introdução de novos personagens ou acontecimentos. Pode-se dizer que também há um remake mesmo quando o aproveitamento de uma produção anterior é parcial, como ocorre, por exemplo, quando um filme é um fracasso de bilheteria e a sua refilmagem procura corrigir erros para melhorar a crítica.
Quais os principais motivos para se realizar uma