diversidade animal
Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
A Planária é um verme de corpo mole pertencente ao filo dos Platelmintos, classe Turbellaria, ordem Seriata, subordem Tricladida, com várias famílias ocorrentes, sendo os gêneros mais comuns a Bipalium, Orthodemus e Geoplana. Não há distinção entre a cabeça e o resto do corpo. O animal é achatado dorso-ventralmente e quanto maior for o tamanho, maior o grau de achatamento. Não apresentam cutícula sobre a pele e, por isso estão sujeitas a dessecação. Ao invés disso está presente uma camada de cílios e glândulas mucosas. Em geral, a coloração é escura, sendo principalmente os matizes de preto, marrom e cinza.
Os nematódeos ou