Ditaduras trabalho de Pratica
Licenciatura em Historia
Disciplina:
HISTORIA DA AMERICA II
Tutor:
EVERTON LUIS SANCHES
RA:1136646
Aluno:
Rodrigo Duarte Moreira
Turma:
Unidade:
Pólo Campinas
O ato de ditaduras na América latina teve forte influencia, por causa da Guerra fria entre EUA e pela URSS, por causa de seus ideais capitalistas e socialistas, que os mesmos estavam implantando nos países latinos americanos.
O forte golpe que cuba avia levado com sua revolução em 1961, que causou a queda de seu ditador Fulgênio Batista, esse fato fez que os americanos começassem uma luta contra o aumento do comunismo na América, que deram grandes estímulos para outros militares começassem a realizar golpes militares em seus países. Nesse contexto o primeiro pais a realizar seu golpe militar foi o Brasil em 1964, que desencadeou os seguintes golpes pela América latina como na Bolívia em 1964, depois a Argentina em 1966, Peru em 1968, Uruguai em 1973, Chile em 1973 etc.
As principais doutrinas que os governos militares seguiram foram de uma segurança nacional, com o ideal deque aqueles que não estavam de acordo com os ideais do governo e seus propósitos seriam considerados como inimigos da nação e seriam diretamente associados ao comunismo. Com a troca de informações entre os países do CONE-sul na questão de reprimir aqueles que persistiam diretamente contra os regimes ditatórias denominou-se como a Operação Condor. Essa operação ficou conhecida como o marco das torturas feitas pelas ditaduras, pelos seus assassinatos de pessoas que eram contra o regime e pelo desaparecimento de filhos de revolucionários.
Na Argentina a instabilidade já era evidente desde o golpe de 1955, o ano do primeiro golpe militar realizado, que depôs o presidente Perón. Entretanto nos anos seguintes ficaram marcados pelas perseguições ao peronismo que levaram diretamente a um novo golpe militar, em 1966, que resultou na retomada do poder pelo General Ongania. Com sua forma de governo intenso e com muita repressão,