Desafio Profissional Psicologia
Centro de Educação a Distância
ATPS – EDUCAÇÃO CORPORATIVA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Históricos Teórico- Metodológico do Serviço Social II e Psicologia e Serviço Social I
3º Semestre
Serviço Social
Luciane Laura da Silva– RA 8986128847
PIRACICABA / SP
05/03/2015
PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Este Trabalho tem como objetivo compreender a
Importância do trabalho interdisciplinar no
Enfrentamento da questão social.
PIRACICABA / SP
05/03/2015
Introdução “Para se ter histórias é preciso ter feito histórias”. É assim que inúmeros países no mundo trazem em seu histórico marcas de reivindicações, de luta e de conquistas daquilo que se almeja e se deseja enquanto direitos sociais, políticos, econômicos e culturais. No Brasil, o ano de 1964 foi marcado por um dos momentos mais tristes da história do país. Era o golpe militar que se instalava e um período crítico que se estabelecia nos anos subsequentes de governo ditatorial. O período de governo militar foi à marca dos tempos de total supressão dos direitos constitucionais, de práticas de censura, de perseguições políticas, de repressão, tortura e morte daqueles que se rebelava contra o governo ou tentavam se organizar com o intuito de reivindicar melhores condições de vida da população brasileira.
O indelével registro da ditadura militar no país, que se estenderia de 1964 a 1985, marcaria uma geração de pessoas que apreenderiam e vivenciariam também processos de politização e mobilização social com a organização de movimentos sociais marcados pela característica da luta por direitos, pela reivindicação da redemocratização do país e pela participação na construção de políticas públicas atentas às demandas da população pobre.
Quando se acreditava na passividade da população brasileira em