DESAFIO PRONTO
Curso: Serviço Social
Desafio Profissional
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
Angela Cristina Costa Dias da Silva
RA: 9372327528
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
Angela Cristina Costa Dias da Silva
Trabalho de pesquisa: Refletir sobre os parâmetros de atuação dos assistentes sociais e psicólogos (as) na Política de Assistência Social.
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera EAD em cumprimento às exigências das disciplinas: Fundamentos histórico teórico-metodológicos do serviço social II e Psicologia do Serviço social I sob orientação da Tutora: Fernanda Caldorin.
Piracicaba/SP Abril-2015
CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO GOLPES DE ABRIL 64
Em defesa do capitalismo houve estratégias para impedir a expansão do socialismo, causando divisão na burguesia, onde uma parte defendia o capitalismo e a outra o nacionalismo. Para controlar este conflito o Estado resolve aplicar o golpe militar, proibindo com a ditadura o sindicalismo e outras manifestações em favor dos assistentes sociais, agravando assim a exploração do trabalho. Segundo Neto, o golpe teve um significado de afirmação de um padrão de desenvolvimento econômico, associado aos interesses imperialista realizado através de uma sucessão de golpes de Estado na qual foi instaurado o regime político ditatorial, onde as forças armadas não eram a favor da construção de algo novo no País, representando assim um golpe contra as reivindicações: à democracia, as reformas sociais e políticas contra os trabalhadores.
Durante a ditadura o governo suspendeu direitos constitucionais e implantou a censura, concentração de rendas, perseguições políticas e repressão, o País ficou caracterizado pela falta de democracia, e neste momento o serviço