Ditadura e serviço social
1- NECESSIDADES HUMANAS E FATORES DA PRODUÇÃO
O ser humano, em todas as fases de sua história, sempre procurou satisfazer as necessidades básicas de sua vida. Nas sociedades pré-históricas, tais necessidades resumiam-se a elementos essenciais, como alimentação, sexo, habitação e vestuário.
Atualmente, entretanto, há imensa sofisticação das necessidades humanas, que é proporcional à evolução tecnológica voltada para satisfazê-las.
Assim, o progresso material da humanidade, traduzido pelo aumento, pela diversificação e pelo aperfeiçoamento da produção de bens, tem uma longa história que caminha paralelamente ao desenvolvimento das necessidades humanas. Esse progresso material é originário da conjugação de alguns elementos fundamentais, denominados fatores da produção, sem os quais não seria possível a geração dos bens econômicos.
São, essencialmente, três os fatores da produção: natureza, trabalho e capital.
1- Natureza – é o mundo material existente, onde encontramos os recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo trabalho humano.
2- Trabalho – é a atividade pela qual o ser humano utiliza sua energia física e psíquica, com a finalidade de produzir bens para satisfazer suas necessidades.
3- Capital – é o elemento intermediário entre o trabalho e a natureza.
Capital, nesse sentido amplo, não é apenas dinheiro: são os equipamentos, as ferramentas, os utensílios, as instalações, os materiais e todos os instrumentos utilizados na produção econômica. Por intermédio do trabalho e com a utilização do capital (recursos financeiros, equipamentos), o ser humano é capaz de mudar e moldar a natureza e, ao mesmo tempo, transformar a si próprio.
A dimensão do trabalho
Pelo trabalho, o ser humano acescenta um “mundo novo” ao mundo natural já existente. Ou seja, os trabalhadores criam e desenvolvem cultura: o conjunto de realizações materiais e não-materiais das sociedades. Por isso, o trabalho é, em