Ditadura e Serviço Social
Fichamento livro:
Ditadura
e
Serviço Social
José Paulo Neto
Alunas: Angela Teodoro Manoel Kerlen dos Santos Costa
Prof ª: Camila 4º Período Serviço Social
Ditadura e serviço social
Quando a ditadura se iniciou, ela se colocava frente a população como algo que estava acontecendo para à construção de um novo país. Houve uma relação, nas áreas da economia, no social e política, culturas e ideologia que configuram um sentido advindo da imposição, por mecanismos basicamente coercitivos, de uma estratégia de classe. O objetivo era de controle da massa, iniciando se em domínio dos principais representantes sociopolíticos habilitados a resistir a esta reinserção mais subalterna no sistema capitalista, e assim dinamizar em todas as áreas tendências que podiam ser catalisadas contra a revolução e o socialismo. O momento do golpe de Abril teve como força a construção desde o período colonial e de um duradoura estrutura de atividades econômicas internas cujo o centro era o mercado externo, o mercado mundial em emergência e logo depois, em consolidação.
Neste processo de formação do Brasil moderno, houveram-se representações como particularidade histórica. A primeira foi que o desenvolvimento capitalista se empenhava em se desprender de formas econômicos sociais que a experiência histórica tinha demonstrado que eram adversas. Em segundo plano, houve a exclusão das forças populares dos processos de decisão política. Em terceiro lugar, o desempenho do Estado na sociedade brasileira, faz como que o mesmo consiga exercer seu papel de desestruturação, seja pela repressão das agencias da sociedade que despertam os interesses das classes menos favorecidas, ou seja, pela incorporação desfiguradora.
Este pacto tinha como finalidade, apenas assegurar o esquema de acumulação que garantiria o prosseguimento de tal padrão, contudo, adaptando- os às novas questões internas e