Ditadura e democracia
O regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o pais. Essa época ficou marcada na historia do Brasil através da pratica de vários atos institucionais que colocavam em pratica a censura, a perseguição política, a supressão dos direitos constitucionais, a falta total de democracia e repressão aquele que eram contrários ao regime militar.
A ditadura militar no Brasil teve seu inicio com o golpe militar de 31 de Março de 1964, resultando no afastamento do presidente da republica, João Goulart, e tomando o poder o marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no pais uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985.Os militares na época justificaram o golpe na época,sobre a alegação de que havia uma ameaça comunista no pais.
O golpe militar de 1964 marca uma serie de eventos ocorridos em 31 de Março no Brasil em que culminaram em golpe de estado no dia 1 de Abri de 1964. Esse golpe, pois fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo partido trabalhista brasileiro (PTB).
Realmente já está provado que a melhor forma de governo sempre foi a verdadeira democracia, o exemplo disso é que os países mais desenvolvidos no momento usam dessa ferramenta tão extraordinária.Entretanto não podemos negar nem esconder os benefícios conquistados pela ditadura, a exemplo a reforma universitária feita pelos militares em 1968 quando profissionalizou o ensino superior no pais, instituindo antigas reivindicações da própria comunidade acadêmica,como dedicação exclusiva de docentes introdução de vestibular unificado e implantação de mestrados e doutorados.
Contudo tanto a democracia com a ditadura são duas ferramentas que se bem usadas trariam a sociedade muito mais beneficio. Exemplo disso é que vivemos em democracia que na