Eficiência, Eficácia e Efetividade
Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, apesar de serem usados indistintamente, não têm o mesmo significado.
A eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência. (como fazer: realizando certo as tarefas)
A eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia. (o que fazer: realizando as tarefas certas)
Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados. (aplicando a qualidade: realizando certo as tarefas certas com qualidade)
O EFICIENTE EFICAZ:
Quando todos cumprem uma meta foram eficientes, quando batem a meta antes do prazo foram eficazes.
Eficiente, Eficaz e Efetivo.
M. T. Piacentini
"Tenho dificuldades em utilizar e saber o significado correto das palavras eficiente, eficaz e efetivo. Posso dizer que a ação foi efetiva, eficiente e eficaz?"
Os três termos podem ser tratados como sinônimos. Mas como não existem sinônimos perfeitos, há uma pequena diferença entre eles, especialmente no campo da Administração.
Falemos também nos substantivos, para