Ditadura- Era Vargas
História
Tortura e Direitos Humanos
Adriele Franco Lencione nº 02
3ª série da turma C
Período noturno.
Professora: Idalina Stahl
Data de Expedição: 16/09/2013
Data de Entrega: 23/09/2013
Tatuí- 2013
Definição de Direitos Humanos
Direitos humanos são direitos e liberdade a que todos têm direito, não importa quem sejam nem onde vivam. Para viver com dignidade, os seres humanos têm o direito de viver com liberdade, segurança e um padrão de vida decente. Os direitos humanos não precisam ser conquistados, eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós, ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos. Os direitos humanos são protegidos sob o direito internacional, fundamentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração expressa a busca pela dignidade humana e faz os governos se comprometerem com a defesa dos direitos humanos de todos. Nos mais diferentes lugares do planeta, as pessoas seguem lutando para que essa promessa se torne realidade.
O Mundo da Violência e Vigilância: A Era Vargas.
A grande e constante vigilância sob a qual fora colocada a sociedade brasileira durante o período do regime do Estado Novo e de seu presidente, Getúlio Vargas, evidenciando a grandeza e centralização de todo o aparato policial, sendo disponibilizado a favor deste regime, capaz até de eliminar certas categorias da população “sempre passaram despercebidas pela historiografia do Brasil”. E neste sentido, a busca crítica e minuciosa que vai além da existência da tortura, da repressão, dos crimes do medo (e etc.), de como tudo isso passara a ser acionado pelo Estado em seu exercício pleno do poder.
As certezas de um projeto político popularmente aceito pós-30, funda-se na busca de uma identidade nacional (a brasilidade), de como o indivíduo conformado, e sendo mesmo um espectador na grande maioria das