A ditadura de getulio vargas
Estado Getulista(1930-1945)
O governo de Getúlio na presidência teve 3 períodos diferentes. O governo provisório, que foi de 30 a 34, o governo constitucional, de 34 a 37, e por ultimo a ditadura do estado novo, de 37 a 45.
No governo de Getúlio, o poder passa a ser mais centralizado e as oligarquias perdem assim parte de sua força. O presidente controlava os poderes executivo e legislativo, ele próprio fazia as leis. Ele também promoveu o capitalismo nacional e a industrialização do pais, com principalmente indústria de bases. O governo nessa época passou a arbitrar relações entre diferentes classes sociais. Isso concedia a Getúlio o apoio de uma aliança entre as classes trabalhadoras urbanas e a burguesia industrial.
Investimentos na área de educação, com o objetivo de tornar a população mais competente para modernizar o brasil. Queriam uma elite profissional.
Não pagamento das dividas externas, pois a situação financeira no ano de 1931 estava horrível.
Revolução de 1932 Interventor é o nome dado ao governador que é nomeado pelo presidente. Getúlio nomeia um interventor para São Paulo, que era tenentista. Além desse fato, João Alberto não era paulista, mas nordestino. A população fica indignada com tal medida.
Para piorar a situação, o novo interventor não proibiu uma passeata comunista da população, o que levou os paulistanos a pensar que ele próprio era comunista e que eles corriam perigo. São Paulo acreditava que não tinha mas voz ativa, ou seja esse interventor não os representava, e pediam pela constituição.
O partido democrático, que havia apoiado o golpe de Getúlio, se alia nesse momento ao PRP, que estava desde o começo contra o governo, pois queria um poder mais forte e que não fosse populista. Essa aliança foi chamada de frente única paulista. Getúlio tentou de diversos jeitos deixar os paulistas satisfeitos. Trocou o interventor 3 vezes, prometeu eleições para o próximo ano e inclusive mudou o código