Distúrbio da linguagem
AFASIA
Pode- se entender que, afasia é uma desintegração da linguagem, por isso é necessário compreender as dissociações e comprometimentos significativos para melhor compreender estas alterações.
Afasia afeta tanto a compreensão quanto a expressão dos símbolos verbais e/ou escritos da comunicação comprometendo a interação do indivíduo com o meio que está inserido9-14. É uma uma patologia de origem neurológica.
Uma perda brusca da linguagem por conta de um evento neurológico não se restringe às dificuldades ou perdas de uma ou mais modalidades de comunicação. No entanto a afasia pode gerar mudanças na concepção e na percepção da própria identidade de tal forma que não haja reconhecimento do indivíduo por ele mesmo e por sua família.
Os indivíduos que sofreram lesões cerebrais podem apresentar lesões nas áreas cerebrais da linguagem,isso pode ocorrer devido a acidentes vasculares cerebrais (AVC), mas também devido a lesões cefálicas, tumores cerebrais ou outras lesões que afetem o cérebro 8. Dessa maneira, apresenta aspectos prejudicados nas chamadas dissociações, ou seja, dificuldade na realização de atos voluntários e específicos da linguagem15 e também dificuldade nos pensamentos abstratos.
A classificação das afasias é geralmente utilizada na sua relação com agrupamentos de sintomas ao qual está o foco da alteração cerebral. Alguns dos tipos mais comuns são: Afasias de Broca, Afasias de Wernicke, Afasias de Condução, Afasia Global (Transcorticais Sensoriais, Transcorticais Motoras ou como preferir dizer, afasia de expressão que está relacionada com as dificuldades articulatórias e no máximo a combinação de fonemas, monemas e lexemase. Afasias Anômicas 8.Já a afasia de compreensão é identificada pelas dificuldades na decodificação desses sinais para produzir a interpretação. E por fim vemos também as transcorticais mistas.
De acordo com Macedo & Capovilla (2005) Afasia envolve alterações de linguagem subdivididas pela