Disturbios Alimentares na adolecencia
A adolescência é um período extremamente importante na vida humana, que se caracteriza pelo processo contínuo de mudanças significativas em seus diferentes aspectos: nas estruturas mentais, anatômicas, fisiológicas e afetivo-emocional, que contribuem para o desenvolvimento integral do sujeito em suas múltiplas dimensões. As transformações Bio-psico que ocorrem na adolescência influenciam consideravelmente no contexto social, nas características, nos interesses e os comportamentos dos adolescentes. Percebe-se através desse pressuposto que a adolescência é uma fase difícil na vida dos sujeitos, pois neste estágio de desenvolvimentos há uma inter-relação entre as alterações físicas e mentais e as contribuições para a formação do indivíduo.
A Psicologia do Desenvolvimento como ramo da ciência psicológica constitui-se no estado sistemático da personalidade humana, desde a formação do indivíduo, no ato da fecundação até o estágio terminal da vida, ou seja, a velhice.
Como ciência comportamental, a psicologia do desenvolvimento ocupa-se de todos os aspectos do desenvolvimento e estuda homem como um todo, e não como segmentos isolados de dada realidade biopsicológica. De modo integrado, portanto, a psicologia do desenvolvimento estuda os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e morais da evolução da personalidade, bem como os fatores determinantes de todos esses aspectos do comportamento do indivíduo.
Trata-se de uma revisão teórica acerca da adolescência, através de um resgate histórico de como as questões relativas a essa fase vem sendo construídas nas sociedades, focando-se os aspectos relevantes socioculturais, políticos e psico-afetivos. Tivemos como objetivo, identificar na literatura elementos para um melhor entendimento quanto às particularidades e curiosidades dessa fase da vida. Depreende-se da abordagem sobre o tema que o adolescente requer uma atenção cuidadosa e, sobretudo, afetiva por parte dos adultos com os quais convivem, considerando a