Artes
RESUMO
O transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode-se destacar como principal características a desatenção a hiperatividade e impulsividade. Sabe-se que, em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento social. A criança portadora de TDAH nos demonstra com mais precisão as características da doença em idade escolar, e sendo assim, a compreensão do fenômeno TDHA, é importante para preparar o professor para lidar melhor com seus alunos e ser capaz de diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado. Desta forma, a escola, a escola e a família devem se orientadas para agir de modo a incentivar a realização d tarefas independentes, na tentativa de diminuir os efeitos sociais do problema que, na maioria dos casos, interfere diretamente na auto-estima e autoconfiança física da criança.
Palavra-chave: Hiperatividade. TDAH. Déficit de aprendizagem
1 INTRODUÇÃO
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtorno mentais mais comuns na infância e na adolêcencia. É caracterização por desantenção, atividade motora excessiva e impulsividade, inadequados à etapa do desenvolvimento que dificulta a vida diária. O principal desafio dos pais e profissionais da educação que tem crianças com TDAH é de ajudá-laos a adquirir confiança em si e crer em suas capacidades. O TDAH é um distúrbio biopsicossocial, isto é, parece haver fortes fatores genéticos, biológicos, sociais e vivenciais que contribuem para a intensidade dos problemas experimentados. O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem reduzir drasticamente os conflitos familiares, escolares, comportamentais e psicológicos vividos por essas pessoas.
2TDAH – OQUE É TDAH
O transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e