Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento: Aspectos históricos
A investigação sobre o desenvolvimento humano iniciou-se pelo estudo da infância, estimulados pelas ideias de Darwin sobre a evolução das espécies e do comportamento, os pesquisadores passaram a ver a criança como fonte rica de informação potencial sobre a natureza humana.
- Infância: Evolução do conceito
O conceito de infância como período do desenvolvimento em que o individuo deve ser cuidado, protegido e supervisionado, é recente na história da ciência.
Até o século XVII o conceito de criança que a sociedade tinha era de um adulto em miniatura, acreditavam que as crianças pensavam e sentiam como adultos.
As crianças recebiam cuidados até os sete anos, após eram inseridos no mundo dos adultos desenvolvendo as mesmas atividades.
Nas famílias mais ricas era basicamente a mesma situação, porem o trabalho é mais leve. A escolarização iniciava-se por volta dos 4 ou 5 anos, o método usado no ensino era a repetição em voz alta das informações passadas pelos metre. Nessa época não havia a preocupação com a compreensão dos alunos nem das dificuldades no aprendizado e não havia separação de conteúdos por faixa etária.
Aos poucos o conceito de infância foi mudando no século XVII e foram afastadas dos assuntos ligados ao sexo, o ensino passou a ser graduado e a formação de classes de crianças de mesma idade. Porem tais mudanças ocorreram só nas classes altas, nas classes mais pobres, continuavam a se fazer poucas diferenças entre adulto e criança.
- Sistematização da psicologia do desenvolvimento
Os estudos do desenvolvimento infantil tomou impulso na primeira metade do nosso século.
Os estudos limitavam-se a observação das atividades de bebes em seus primeiros anos de vida.
A principal preocupação dos pesquisadores era descrever a regularidade das mudanças do comportamento de acordo com a idade e as variações existentes entre crianças de mesma faixa