distribuição de probabilidade
O conceito de distribuição de probabilidade tem importância fundamental na estatística.
Uma distribuição de probabilidade é um modelo matemático que estabelece a forma como os valores de uma variável aleatória se distribuem no respectivo espaço amostral.
Dentre outras aplicações, possibilita a obtenção de probabilidades associadas a valores ou intervalos de valores do espaço amostral. Esses modelos são tratados em três classes: as distribuições discretas, as distribuições contínuas e as distribuições mistas. Quanto ao número de variáveis aleatórias consideradas conjuntamente, são classificadas como distribuições uni variadas ou distribuições multivariadas.
ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
As variáveis aleatórias que aparecem nas principais aplicações em física e engenharia podem ser modeladas por funções de probabilidade, no caso discreto, ou funções densidade, no caso contínuo. Essas funções dependem de um ou mais parâmetros e se configuram como modelos probabilísticos apropriados para um conjunto de experimentos aleatórios que apresentam determinadas características comuns. As distribuições contínuas, como ocorrem com maior frequência nas aplicações, receberão um maior destaque.
DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS
Descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares e os valores são finitos. Por exemplo, uma variável aleatória discreta pode assumir somente os valores 0 e 1, ou qualquer inteiro não negativo.
Principais Distribuições Discretas:
Distribuição Uniforme Discreta
Distribuição Binomial
Distribuição de Poisson
Distribuição Multinomial
DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS
Em muitos fenômenos que analisamos na prática, as variáveis aleatórias envolvidas têm natureza contínua podendo assumir uma quantidade não enumerável de valores.
Principais Distribuições Contínuas:
Distribuição Uniforme Contínua
Distribuição Normal
Distribuição Exponencial
Para melhor compreensão das