distribuicao de probabilidades
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTATISTICA APLICADA
MARÇO/2013
1 INTRODUÇÃO
A estatística aplicada trabalha com as probabilidades, ou seja a arte de lidar com as incertezas, e dentro da área de estatística aplicada,abrimos uma área para uma distribuição de probabilidades descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores. Ela é uma função cujo domínio são os valores da variável e cuja imagem são as probabilidades de a variável assumir cada valor do domínio. O conjunto imagem deste tipo de função está sempre restrito ao intervalo entre 0 e 1.
Uma distribuição de probabilidade pode ser discreta (como em um jogo de dados) ou contínua. É comum o uso de funções que se ajustem à distribuição de probabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Distribuições de probabilidade para variáveis discretas
Para este tipo de variável, a distribuição de probabilidade representa a probabilidade de a variável aleatória X assumir um certo valor x: P(X=x). A soma de todas as possibilidade que o x pode assumir terá o valor 1 (100%). As funções de distribuição de probabilidade para variáveis discretas mais famosas são (para todos os casos, a letra "e" significa o número neperiano)
Distribuição
Função de Distribuição de probabilidade da variável aleatória X
Esperança (1º momento)
Variância (2º momento)
Notação
De boltzmann
Exemplo
Exemplo
E
Bernoulli
Be~(p)
Binomial
B~(p,n)
De poisson
Poisson~()
Distribuições de probabilidade para variáveis contínuas
Para este tipo de variável, a função distribuição de probabilidade representa a probabilidade de X assumir um valor num intervalo infinitesimal . Funções de distribuição de probabilidade mais famosas são (para todos os casos, a letra "e" significa o número neperiano)
Distribuições