administração
AS 21 LEIS DA LIDERANÇA
BIBLIOGRAFIA
MAXWELL, John C. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança. Ed.Mundo Cristão.SP. 2000
As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança
John C Maxwell
1 – A Lei da Tampa
A capacidade de liderança é a tampa que determina a eficácia de uma pessoa. Quanto menor a capacidade que a pessoa tem de liderar, mais baixa ficará a tampa sobre o seu potencial. Quanto maior a liderança, maior a eficácia. Se a liderança é forte, a tampa é alta. Caso contrário, a organização fica limitada. É por isso que em tempos de dificuldades, as organizações naturalmente procuram uma nova liderança. A eficácia das pessoas e das organizações está na força do líder.
2 – A Lei da Influência
A verdadeira medida da liderança é a influência; nada mais, nada menos. Se você não tem influencia, nunca conseguirá liderar os outros.
Títulos não valem muito quando o assunto é liderança. A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deriva somente da influência; precisa ser conquistada. A única coisa que um título pode lhe render é um pouco de tempo – seja para aumentar o seu nível de influencia junto aos outros, seja para apaga-lo. “Não é a posição que faz o líder; é o líder que faz a posição” (Stanley Huffty).
Exemplos de pessoas, que em posições diferentes, souberam angariar tremenda influencia:
Madre Teresa de Calcutá e Princesa Diana.
“A própria essência de todo o poder de influenciar está em fazer a outra pessoa participar.”
(Harry A. Overstreet).
Se você é empresário, e realmente quer saber se o seu pessoal é capaz de liderar, mande-os fazer trabalhos voluntários na comunidade. Se eles conseguirem que as pessoas sigam suas idéias em organizações não governamentais como a Cruz Vermelha, ou na igreja, aí você pode ter certeza de que eles realmente têm influencia e capacidade de liderança.
3 – A Lei do Processo
Liderança se cultiva dia-a-dia, não num só dia. Para liderar amanhã, aprenda hoje. “O segredo do sucesso na vida