DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE
Uma distribuição de probabilidade é um modelo matemático que relaciona um certo valor da variável em estudo com a sua probabilidade de ocorrência. Ela associa uma probabilidade a cada resultado numérico de um experimento, ou seja, dá a probabilidade de cada valor de uma variável aleatória.
Variável Aleatória
A variável aleatória é uma variável que tem um valor único (determinado aleatoriamente) para cada resulta do de um experimento. A palavra aleatória indica que em geral só conhecemos aquele valor depois do experimento ser realizado(Triola,1998).
Exemplos:
• número de alunos que não compareceram a aula de estatística num determinado dia;
• altura de um adulto do sexo masculino selecionado aleatoriamente.
Variável aleatória discreta: é aquela que assume valores inteiros e finitos.
Variável aleatória contínua: é aquela que pode assumir inúmeros valores num intervalo de números reais e é medida numa escala contínua. Ela pode assumir qualquer valor fracionário dentro de um intervalo definido de valores.
Como não conseguimos enumerar todos os valores possíveis de probabilidade, usa-se a função densidade de probabilidade, ou curva de probabilidade, baseada na função de probabilidade correspondente f(x).
A proporção da área incluída, ou frequência relativa, entre dois pontos quaisquer, abaixo da curva de probabilidade, identifica a probabilidade de que a v.a. selecionada assuma um valor entre tais pontos.
EXEMPLO : A probabilidade de que um carregamento aleatoriamente selecionado, tenha um peso entre 6000 e 8000 kg e igual a probabilidade da área total sob a curva, a qual está incluída dentro da área demarcada. f(x) 60008000x
Veremos tabelas para distribuições contínuas, em vez de usarmos integrais de áreas sob a curva de probabilidade.
Há dois tipos de distribuição de probabilidade:
1. Distribuições Contínuas: Quando a variável que está sendo medida é expressa em uma escala contínua, como no