Antecedentes históricos da testagem moderna
1 – Em que período histórico observa-se uma preocupação com as pessoas que padeciam de alguma insanidade ou retardo mental? De que maneira esta preocupação foi demonstrada?
O século XIX testemunhou um intenso despertar do interesse pelo tratamento humano das pessoas mentalmente retardadas e insanas. Essa preocupação foi demonstrada pela necessidade de se criar padrões de admissão e um sistema objetivo de classificação.
2 – Como eram diferenciados os insanos dos mentalmente retardados? A quem se deve esta distinção?
Os primeiros manifestavam transtornos emocionais que poderiam ou não ser acompanhados pela deterioração intelectual de um nível inicialmente normal; os últimos eram essencialmente caracterizados por um defeito intelectual presente desde o nascimento ou surgido muito cedo na infância. Provavelmente, a primeira afirmação explícita sobre essa distinção pode ser encontrada em um trabalho publicado pelo médico francês Esquirol (1838).
3 – Esquirol tentou desenvolver um sistema de classificação para os diferentes graus e variedades de retardo (idéia que defendia), e, concluiu que o uso que cada indivíduo faz da linguagem nos oferece o critério mais fidedigno de seu nível intelectual.
4 – Seguin, médico francês, pioneiro no tratamento de pessoas mentalmente retardadas, colocou em prática por anos o que chamava de método fisiológico de treinamento, insistindo na idéia de que era possível trabalhar com estes pacientes, e, rejeitando a noção de incurabilidade que predominava. Qual a natureza das atividades desenvolvidas por Seguin?
Ele desenvolveu a técnica de treinamento dos sentidos, com exercícios intensivos de discriminação sensória e de desenvolvimento do controle motor.
5 – Identifique a grande contribuição dos primeiros psicólogos experimentais ao