Resumão psicometria
4703 palavras
19 páginas
Resumo de Psicometria Introdução aos testes psicológicos e seus usos – cap. 1 do livro Fundamentos da Testagem Psicológica
O teste psicológico é um procedimento sistemático, planejado, uniforme e meticuloso, para obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões baseados em dados empíricos. O teste é uma ferramenta que facilita a coleta de amostras de comportamento. É um instrumento desenvolvido para inferir uma medida de capacidades ou certas características do sujeito através das respostas que dão aos itens deste teste. O teste obtém uma amostra de um comportamento individual. Cada aptidão, atitude ou característica que se queira medir necessitará a construção de uma prova ou teste diferente, que contenha ao menos um item (elemento) que dê conta disso. Os testes psicológicos costumam ser descritos como padronizados por 2 motivos e ambos contemplam a necessidade de objetividade no processo de testagem. Esses 2 momentos são relacionados à avaliação da qualidade. Um na hora da produção, e outro da adaptação. Uniformidade na administração, avaliação e interpretação dos testes. Tornar mais uniforme possível todas as variáveis que estão sob o controle do examinador, para todos que se submetam ao teste façam da mesma forma. Uso de padrões para a avaliação dos resultados. Estes padrões costumam ser normas derivadas de um grupo de indivíduo – amostra normativa – no processo de desenvolvimento do teste. O desempenho coletivo do grupo é tabulado e passa a ser o padrão pelo qual o desempenho dos outros indivíduos será medido.
Técnicas projetivas e objetivas (o primeiro acontece a partir de estímulos projetados pelo psicólogo (são perguntas abertas, a partir de uma construção). Já as técnicas objetivas são feitas a partir de uma amostra, por testes de múltipla escolha ou verdadeiro-falso).
As respostas não são avaliadas