É TEMPO DE QUIMICA
A - A crosta terrestre é constituída de minerais, que são sólidos de composição definida, concentrados em depósitos ou rochas, como, por exemplo, o calcário, que contém o mineral calcita, CaCO3. Os minerais que contêm concentrações relativamente elevadas de determinados metais, dos quais os mesmos podem ser economicamente extraídos, são chamados de minérios. Os metais apresentam maleabilidade, ductibilidade, brilho, alta condutividade térmica e elétrica e por isso são de grande valor para o homem.
B - Os metais são extraídos de minérios que se encontram na natureza, em minas que poderão ser no interior da terra ou a céu aberto.
C - um mineral é um elemento ou composto químico, normalmente cristalino, encontrado na natureza através de processos geológicos.
D - Um mineral é uma substância sólida, homogénea, cristalina, de composição química bem definida, ou variável dentro de certos limites, formada por processos naturais e inorgânicos, sem a intervenção do homem. As rochas são constituídas por minerais.
E - Minério é um mineral ou uma associação de minerais (rocha) que pode ser explorado economicamente. O principal minério do qual se extrai o Ferro metálico é a hematita; o alumínio não aparece na forma pura na natureza, as concentrações mais altas de alumínio podem ser encontradas no minério de bauxita; a principal-matéria prima de onde o cobre é extraído é a calcopirita.
F - Os processos da crosta terrestre são dinâmicos, os minerais foram e são constantemente produzidos e transformados pelos eventos físicos e químicos. No passado, e ainda hoje, o lento resfriamento dos materiais fundidos permitiu que os elementos se organizassem pelas suas afinidades, formando os diferentes minerais da crosta terrestre. Entretanto, existem diversos processos envolvidos na formação dos milhares de tipos diferentes de minerais e rochas.
G - A litosfera, parte da crosta onde são encontradas rochas solidificadas e, consequentemente, os